À medida que deixamos para trás os dias festivos e/ou de descanso do Carnaval e nos lançamos em um novo ano repleto de promessas e desafios é fundamental que as lideranças corporativas se reúnam para delinear as prioridades e agendas essenciais para o sucesso de suas empresas. Quais questões, além do financeiro, são prioridades para você este ano quando pensa em resultado sustentável?
O compromisso com práticas empresariais socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e uma governança transparente tornou-se imperativo para construir negócios fortes e duradouros. Portanto, é fundamental que as lideranças reavaliem suas estratégias e implementem medidas concretas para alinhar suas operações com os princípios de resultados mais sustentáveis. Você acredita que é possível um resultado mais sustentável na sua empresa? Ou está cumprindo as exigências regulatórias e/ou as demandas para cumprir bem os indicadores demandados?
Além disto, para ser sustentável dentro das organizações, devemos dar a devida importância ao bem-estar mental dos colaboradores, principalmente neste contexto de transformações, incertezas, revoluções tecnológicas, novas formas de trabalhar e várias relações intergeracionais ao mesmo tempo nos ambientes de trabalho. Como líderes, é nosso dever promover uma cultura organizacional que valorize e apoie a saúde mental, oferecendo recursos e programas que ajudem os colaboradores, criando ambientes saudáveis, onde a segurança psicológica seja uma busca constante. Você acredita que um ambiente saudável pode propiciar espaços mais produtivos para seus times? Você sente um ambiente saudável em sua área, empresa?
E, para estar atento a cultura que estimulo e ambiente que crio, precisamos, também, estar atentos a nós mesmos, ao nosso próprio bem-estar. O estresse e as demandas do trabalho podem facilmente levar à exaustão e ao esgotamento, prejudicando não apenas o desempenho individual, mas também o clima organizacional como um todo. Portanto, é essencial que os líderes dediquem tempo para cuidar de si mesmos, definindo limites saudáveis e buscando apoio sempre que necessário. Você já ultrapassou seu limite alguma vez? Buscou ajuda? O que pode fazer diferente este ano para cuidar de si mesmo e assim fortalecer sua liderança?
As lideranças devem permanecer ágeis e flexíveis, prontas para ajustar estratégias e planos conforme necessário nestes aspectos além dos econômicos, garantindo assim tanto a resiliência quanto a capacidade de resposta da organização diante de desafios futuros.
Que possamos assumir compromissos com essas prioridades com determinação e ação focada integrando o cuidado consigo mesmo, o cuidado com os times e o cuidado com o negócio. Ao fazê-lo, não apenas fortaleceremos nossas empresas, mas também construiremos um futuro melhor para todos.
Que 2024 seja um ano de sucesso e crescimento sustentável para todos nós!