Em um mundo dominado por avanços tecnológicos e uma crescente busca por eficiência e produtividade, é fácil perder de vista a essência que nos torna humanos. No entanto, é nesse contexto que se destaca a importância do resgate da humanização nas organizações. Mas como fazer isto na prática? A humanização nas organizações envolve uma mudança de paradigma, colocando as pessoas em primeiro lugar e reconhecendo-as como os principais ativos de uma empresa, na prática. Quando as organizações adotam uma cultura de valorização humana os colaboradores se sentem mais engajados e conectados com os propósitos da empresa. Isso leva a um aumento da produtividade. E sim, afetará os indicadores de saúde mental! Com certeza, muitas ações já têm sido implementadas na sua empresa. Mas como estas iniciativas têm se refletido no dia a dia?
As ferramentas que usamos em programas de desenvolvimento humano busca aumentar a tomada de consciência de líderes e times da importância de cuidar das dimensões do Eu, das relações e Eu no mundo!
E agora, em 2023, a HumaHub tem estudado os IDGs, Inner Development Goals, uma iniciativa que surge para dar uma resposta a preocupação em se atingir os ODS, os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU para 2030. A crença é que se não mudarmos internamente, não criaremos as condições internas para fazer diferente e implementar as ações necessárias para a mudança necessária! É uma abordagem que busca o crescimento interno dos colaboradores, estimulando seu potencial em todas as áreas da vida, sejam elas profissionais, emocionais, físicas ou espirituais. Essa busca pelo desenvolvimento integral dos indivíduos é essencial para o desenvolvimento humano e pode sim ser impulsionada pelas organizações.
Quando as empresas se comprometem com a humanização, elas investem no aprimoramento contínuo de seus colaboradores, cria oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Promove um ambiente saudável estimulando a criatividade e a inovação Ao adotar essas práticas, as organizações demonstram seu compromisso com a humanização, permitindo que seus membros alcancem seu pleno potencial e encontrem significado em seu trabalho.
Falar de humanização e de IDG também é falar de abordagens intimamente ligadas à sustentabilidade. A humanização promove a construção de relacionamentos saudáveis e autênticos, tanto entre os colaboradores quanto com os clientes e parceiros comerciais. Além disso, uma abordagem humanizada valoriza a diversidade, a inclusão e a equidade, reconhecendo a importância de respeitar e valorizar a singularidade de cada um.
Como sua organização enxerga a correlação de humanização e resultados sustentáveis ao longo do tempo? Como uma moda passageira ou uma mudança de mentalidade que traz nossa humanidade para o centro ? #liderança #cultura #IDG #humanização