Este é um ponto controverso quando se fala em Cultura Organizacional. Se Cultura é a forma da empresa viver seus valores e que isto transparece em tudo o que faz, nas mensagens culturais que transmite, gerenciar a cultura está relacionado a gerenciar as mensagens que são enviadas.
Como disse Edgar Schein “A única coisa realmente importante que os líderes fazem é criar e administrar a cultura. Se você não administra a cultura, ela administra você, e você pode até mesmo não perceber até que ponto isto está acontecendo.”
Considerando que as mensagens culturais têm origem em comportamentos, símbolos e sistemas, para gerenciar uma cultura precisaremos identificar essas fontes e atuar sobre elas, seja para criar, reforçar ou para transformar a cultura.
Um grande desafio está nas mensagens culturais comportamentais. Acredito que seja um dos pontos mais desafiadores quando falamos em gestão e até transformação cultural. Quando falamos em cultura pensamos no que uma organização tem, como é a cultura. Estamos falando do que está visível. Mas esta cultura visível somente se manifesta porque existe um padrão de comportamento na organização, algo é feito na prática que representa e gera determinado impacto. E esse comportamento, somente acontece porque há a crença de que esse comportamento levará ao resultado que se deseja. São 3 níveis que se correlacionam e impactam a cultura, o TER, o FAZER e o SER. Para se fazer a gestão de uma cultura e gerar uma transformação, por exemplo, precisaremos cuidar do SER, da identidade, do que se acredita na organização para que o FAZER, os comportamentos, as escolhas sejam coerentes e gerem novos resultados, o TER.
Como você vê a relação entre o que você acredita e valoriza, com seus comportamentos e ações e a obtenção de resultados? E na sua organização? As crenças e valores hoje na organização são favoráveis e potencializam a cultura que se quer? Ou limitam novos comportamentos, exemplo? E consequentemente novos resultados! Você se percebe fazendo a gestão da cultura organizacional?
Na HumaHub acreditamos em compreender e gerir a cultura no nível do TER, FAZER e, principalmente, o SER!
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