A forma como os valores essenciais para uma empresa é vivenciada na prática gera mensagens culturais. Seus colaboradores recebem estas mensagens, interpretam-nas e assim, a cultura da organização é gerada e alimentada. Logo, se quero gerenciar uma cultura organizacional preciso gerenciar as mensagens culturais enviadas. As mensagens geram cultura. E de onde surgem estas mensagens? As mensagens culturais não são somente a exposição dos valores afixados nas paredes, mas sim, são os efeitos originados pelos Comportamentos, Símbolos e Sistemas da organização, de acordo com Carolyn Taylor.
O tempo todo estamos observando e sendo observados. Portanto, seu Comportamento está sendo observado neste momento: Você age de acordo com o que você fala? Existe consistência nas suas ações ao longo do tempo? Você vivencia os valores da organização na prática?
E o que são os Símbolos? São rituais e escolhas que demonstram a priorização do uso do tempo e do dinheiro. O que você prioriza passa a mensagem de que importa, logo é a origem de mensagem cultural. Para o que você dedica seu tempo? Em conversas de aprendizagem ou conversas de busca de culpados? Isto transmite uma mensagem! Quais são os temas dos rituais de grupos que você promove? O que você prioriza em momentos de crise?
Símbolos são também ações em momentos relevantes como uma demissão, no qual pode-se passar uma mensagem de que algo não é mais tolerado.
Declaradamente ou não, seu time fará uma interpretação da situação. Uma promoção passa a mensagem de algo que é valorizado, que se quer ver mais. Suas decisões estão coerentes com as mensagens que você quer passar?
E o que são os Sistemas? É como operamos o negócio. É o modelo de metas, de planejamento, de análise de resultados, de avaliação de performance, de comunicação, e assim por diante! Que mensagem a estrutura organizacional da sua empresa passa, por exemplo? Quantos níveis hierárquicos existem? Este modelo propicia a cultura que se quer e favorece a estratégia de negócios?
A compreensão das mensagens culturais é fundamental para líderes de negócios e de pessoas quando se quer criar, gerenciar ou transformar uma cultura organizacional. Essencial também, a coerência entre os comportamentos, os símbolos e sistemas. Posso querer uma cultura ágil e ter sistemas que contradizem esta mensagem e acabo gerando uma confusão de mensagens. E como você se sente com uma confusão de mensagens? Como você pode influenciar para que sejam coerentes entre si? Na HumaHub acreditamos que as pessoas se sentem mais confiantes, confiam mais na organização e desempenham melhor suas funções quando as mensagens culturais são coerentes! Por fim, as mensagens culturais que sua organização envia estão coerentes com a cultura desejada? E você, que mensagens você envia através das suas escolhas, da sua tomada de decisão? Estão coerentes com o a cultura desejada na organização que representa?